quinta-feira, 7 de junho de 2012

Curiosidades

Curiosidades histórias das lutas dos trabalhadores: o primeiro soviet do Brasil

Na esteira da histórica greve contra a repressão e demissões, ocorrida na Fiat de Xerém (RJ) em 1979, os operários criaram uma "Associação Cultural de Apoio Mútuo", que avaliávamos como primeiro soviete da história do Brasil. Seu estatuto dizia: "Primeiro parágrafo: Podem fazer parte da Associação: Operários da Fiat, operários de outras fábricas, camponeses da região . . .". Segundo parágrafo: Não podem fazer parte da Associação: "Patrões, policiais, políticos burgueses . . . e qualquer um que possua um diploma fornecido por alguma faculdade".
Durante a votação do estatuto preferi ficar na minha, mas um camarada contestou, considerando que os professores fazem greves, são aliados e tem diplomas, mas ficou isolado.
Sem dúvida, o parágrafo é esquerdista e obreirista, mas a negação em apoiar, por causa desse detalhe, o conselho, seria um desvio muito mais grave. A aliança entre a classe operária e setores da pequena burguesia se constroi na luta. Os operários se organizam da forma que lhes convém.


Autor: Alberto, um dos fundadores do PT e do Movimento Pró-PT RJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário